Portugal PT
Alterar país

Pneus sazonais

Estar preparado para cada estação

Existem perigos de condução em todas as estações. A preparação do seu veículo para cada estação pode ajudar a desfrutar da condução durante todo o ano, independentemente das condições climáticas.

Esteja preparado para todos os tipos de condições climáticas

Se pretender fazer uma viagem longa, verifique os seus pneus antes de iniciar a viagem. Certifique-se de que a profundidade do piso dos pneus é a correcta, ou seja, pelo menos, o mínimo legal de 1,6 mm, e que os pneus têm a pressão necessária. Não se esqueça de verificar igualmente o pneu sobresselente.

Em alguns países, é obrigatório ter sempre kits de primeiros-socorros e triângulos de pré-sinalização no seu veículo. Também é importante manter um kit de emergência com sinalizadores pirotécnicos, uma garrafa de água, cabos de ligação directa, uma manta, um colete de elevada visibilidade, papel de cozinha, uma lanterna, um carregador do veículo para telemóveis e líquido do lava-vidros. Se residir numa área com frio extremo ou neve, inclua no kit algumas peças de vestuário e mantas adicionais. A organização automóvel local pode informá-lo sobre os requisitos legais para kits de emergência de veículos na sua área.

Driving in summer

Condução no Verão

Crie hábitos de manutenção simples e tome algumas precauções, para estar preparado para quase todos os desafios da condução no Verão.

Swap your winter tires for summer ones

Trocar os pneus de Inverno por pneus de Verão

Se trocar de pneus sazonalmente, remova os pneus de Inverno e monte pneus de Verão quando a temperatura se mantiver acima dos 10 °C. Os seus pneus de Verão são concebidos para oferecer um bom desempenho em piso molhado ou seco, com condições amenas. Após ter removido os pneus de Inverno, certifique-se de que são correctamente armazenados. Devem ser colocados na horizontal e mantidos em sacos de armazenamento especiais. O seu revendedor poderá ajudá-lo com o armazenamento entre estações.

Maintain fluid levels

Manter os níveis dos líquidos do veículo

É importante manter os níveis correctos dos líquidos do seu veículo. Poderá mesmo considerar a utilização de um composto de óleo ligeiramente mais espesso no Verão, uma vez que suporta melhor o calor.

Efectue inspecções regulares do líquido do limpa pára-brisas, do líquido de arrefecimento e do líquido dos travões.

Keep the correct tire pressure

Manter a pressão dos pneus correcta

Condições mais amenas significam que os pneus perdem pressão no Verão ao dobro do ritmo que perdem no Inverno. Certifique-se de que verifica a pressão dos pneus com maior frequência quando as temperaturas aumentam.

Os pneus demasiado vazios geram mais calor à medida que rolam. Conduzir com os mesmos reduz a economia de combustível.

Check your battery life

Verificar a vida útil da bateria

As temperaturas de Verão significam, por vezes, um maior esforço da bateria, especialmente se esta já tiver alguns anos. É recomendado que seja verificada por um profissional. Poderá necessitar apenas de ser recarregada ou poderá estar na altura de a substituir.

Prepare for challenging weather

Preparação para condições climáticas adversas

As condições meteorológicas durante o Verão também podem ser difíceis. Chuva intensa, nevoeiro, ventos fortes e até mesmo condições meteorológicas extremas, como tornados e furacões, podem ocorrer nos meses mais quentes. Esteja preparado para lidar com derrapagens e saiba como efectuar correcções de direcção com ventos fortes.

Driving in winter

Conduzir no Inverno

Se se preparar para as condições de Inverno, incluindo emergências, antes da descida das temperaturas, poderá desfrutar de todas as viagens que fizer nos meses mais frios. Mesmo que os Invernos sejam demasiado amenos para gelo ou neve, deve preparar-se para emergências no Inverno.

Fit winter tires

Colocar pneus de Inverno

É recomendado utilizar pneus de Inverno dedicados, se nevar com alguma frequência no Inverno ou se as temperaturas forem frequentemente inferiores a 7 °C. Os pneus de Verão são menos adequados em estradas no Inverno, mas um pneu de Inverno pode ajudar o desempenho do veículo nos meses mais frios.

Check brakes, defroster, and heater

Verificar travões, desembaciador e aquecimento

O desempenho dos travões tem uma importância vital durante todo o ano, mas especialmente nos meses mais frios. Certifique-se de que verifica os mesmos antes de conduzir no Inverno. Esteja preparado para os arranques em manhãs frias, verificando o desembaciador e o aquecimento.

Maintain antifreeze and wiper fluid levels

Mantenha os níveis correctos de anticongelante e líquido do limpa pára-brisas

Certifique-se de que usa um líquido do limpa-vidros adequado para o Inverno e de que controla o nível do mesmo. É recomendado obter um conjunto novo de escovas do limpa-vidros antes do início do Inverno, para que possa limpar neve e gelo do pára-brisas. Verifique o seu sistema de arrefecimento, controlando o anticongelante. O sistema deve conter uma relação água-anticongelante de 50/50. Solicite a verificação do mesmo numa oficina local ou compre um kit de teste.

Change to winter grade oil

Mudar para óleo de Inverno

O óleo mais espesso que poderá estar a usar para os meses de Verão não é tão adequado para o Inverno. Pode obter óleo de Inverno, que irá ajudar a preparar-se para arranques em frio nas manhãs de Inverno. Efectue a mudança do óleo antes da descida da temperatura.

Give your vehicle a rinse

Limpe o seu veículo

As estradas no Inverno são tornadas mais seguras com sal e químicos. No entanto, estes podem corroer o seu veículo ao longo do tempo. Também deve manter a visibilidade, mantendo as janelas e pára-brisas limpos. Lave o seu veículo com regularidade, especialmente se começar a notar acumulação de sujidade.

Drive safely and slow down

Conduza com segurança e reduza a velocidade

Faça cada viagem com tempo, para que possa conduzir mais devagar em estradas escorregadias ou em condições climáticas adversas. É importante manter uma boa distância de segurança, por isso, não se aproxime demasiado do veículo da frente. Mesmo estradas bem preservadas podem tornar-se escorregadias com neve ou gelo; por isso, aprenda a lidar com derrapagens.