Portugal PT
Alterar país

Manter a pressão correcta dos pneus

Verificar a pressão dos seus pneus: verifique-a regularmente para uma condução mais segura e uma vida útil mais longa do pneu

Manter a pressão correcta dos pneus

Ao assegurar que é mantido o nível recomendado de pressão do ar dos pneus, está a prolongar a sua vida útil e a assegurar uma condução, travagem e economia de combustível optimizadas. É por isso que a verificação regular da pressão dos pneus constitui uma boa prática a adoptar.
Todos os pneus perdem ar, geralmente a uma taxa de aproximadamente 0,69 bar ou 1 libra por polegada quadrada (psi) por mês. Esta perda pode ocorrer ainda mais rapidamente, se fizer muitas viagens de longa distância ou conduzir em superfícies de estrada irregulares e com cargas pesadas, sendo que também se verifica um aumento da perda de ar com temperaturas mais elevadas. Sugerimos que verifique a pressão dos pneus todos os meses, examinando também os pisos. Poderá encontrar a indicação da pressão correcta no manual do proprietário do automóvel, bem como no flanco de todos os pneus.

Verifique sempre a pressão quando os pneus estiverem frios, uma vez que a condução aquece os pneus, expandindo o ar no interior e dando origem a uma leitura provavelmente errada.

Como verificar a pressão 

  1. Utilize o manómetro no compressor de ar na sua oficina ou compre um numa loja auto.
  2. Localize a válvula do pneu e desaperte o tampão da válvula.
  3. Pressione a válvula com o manómetro. Será emitido um som sibilante e o indicador do manómetro apresentará uma leitura.
  4. Compare a pressão no manómetro com os valores de bar ou psi recomendados para o seu pneu.
  5. Encha ou esvazie o pneu, conforme necessário.
  6. Verifique novamente e reajuste até que a pressão esteja no nível recomendado.
  7. Substitua os tampões das válvulas. 8. Repita nos restantes pneus. Se notar uma descida excessiva ou invulgar na pressão, poderá existir uma fuga, pelo que deverá consultar um profissional.
Se notar uma descida excessiva ou invulgar na pressão, poderá existir uma fuga, pelo que deverá consultar um profissional.