Portugal PT
Alterar país

Cuidar dos pneus

Obter conselhos do revendedor de pneus: aprenda a reconhecer os sinais que indicam que os seus pneus necessitam de ser substituídos

Quando comprar pneus novos

Nenhum conjunto de pneus dura para sempre. Quando ficam gastos, danificados ou velhos, está na altura de serem substituídos. Podemos ajudar a identificar se está na altura de comprar um conjunto novo.

Desgaste excessivo do piso: A maioria dos pneus têm barras de borracha rígida que se tornam visíveis no pneu quando os pisos estão gastos abaixo do limite seguro. Normalmente, estas barras de desgaste do piso estão visíveis se a profundidade do piso for inferior a 1,6 mm. Também é importante que o desgaste dos pisos seja regular. Se notar que o desgaste dos pneus é muito diferente em pneus individuais ou na zona de contacto dos pneus, tal poderá ser um indicador de outros problemas nos pneus ou no veículo.

Danos nos pisos ou nos flancos: Mesmo que os pneus não estejam gastos devido a utilização ou idade, não é aconselhável conduzir com pneus danificados. As pequenas fendas nos flancos são conhecidas como “rachadelas”. Os flancos não são especialmente espessos, o que significa que um flanco com rachadelas pode resultar numa eventual falha dos pneus. Se detectar estas fendas, deve substituir os pneus. Também é recomendado inspeccionar o pneu quanto a cortes, fendas e bolhas nos flancos, ombros e pisos. Se detectar algum destes problemas, está na altura de comprar um conjunto novo.

Se estiver a comprar pneus novos, deverá substituir o conjunto completo. Se não for possível comprar quatro pneus novos, certifique-se de que os pneus novos são montados no eixo traseiro do veículo, para melhorar a tracção e a estabilidade. Também é importante que os pneus novos correspondam aos parcialmente gastos.