Condução inteligente com o Fulda "Laser Check": Uma iniciativa Fulda que ajuda os condutores proporcionando-lhes uma condução segura e económica.

 

Graças ao "Laser Check" da Fulda, você fica alertado para os perigos resultantes de circular nas estradas com uma altura de piso insuficiente nos seus pneus. O "Laser Check", é uma ferramenta única que através de um laser permite em segundos verificar a altura de piso de um pneu.

 

Nos dias especiais “traffic safety” organizados a maioria das vezes em grandes parques de estacionamento, os funcionários Fulda vão informá-lo da altura de piso remanescente dos seus pneus em menos de 1 minuto.

 

Mas como funciona realmente o "Laser Check" ?

Uma cabeça de medição de laser, colocada sobre uma barra telescópica, é movida sobre o perfil do piso do pneu. Neste processo, o laser verifica todos os sulcos do piso do pneu. Os valores medidos são então guardados utilizando um software especial. Os resultados podem ser impressos imediatamente. A amplitude de medição do aparelho encontra-se entre 0,0 mm e 11,0 mm.  
 

O aparelho de medição foi concebido especialmente para pneus de automóveis, sendo a sua exactidão maior na amplitude de alturas de perfil crítica, até 4 mm.

 

Altura de piso do pneu insuficiente: o perigo continua a ser subestimado

Com este novo aparelho de medição, passou a ser possível inspeccionar um grande número de automóveis num curto período de tempo e alertar os condutores para o estado dos seus pneus. Isto é especialmente importante quando os pneus têm menos de 3 mm de altura de piso remanescente. Apesar de legislação em vigor permitir que os pneus com altura de piso até 1.6mm possam circular, é recomendado que substitua os seus pneus quando estes atingirem os 3 mm de altura de piso (em caso de pneus de inverno 4 mm). Quando os seus pneus estão desgastados, o risco de aquaplaning aumenta drasticamente e a distância de travagem em piso molhado pode quase duplicar.

 

Este é um perigo muitas vezes desprezado pelos condutores Um estudo conduzido pela "Technical Control & Monitoring Association" revelou que 16% dos veículos circulavam ilegalmente pois os seus pneus estavam demasiado desgastados de acordo com a lei em vigor. Para além disto, 25% dos veículos inspeccionados, circulavam com os seus pneus no limite mínimo legal mínimo permitido.

 

Prestigiados prémios mundiais

Por esta inovação que contribuiu para o aumento da segurança na estrada a Fulda venceu inúmeros prémios nomeadamente na Alemanha, Europa e no mundo inteiro.

·        'Goldene Brücke' da DPRG (Associação de relações públicas da Alemanha)

·        'Goldene Pyramide' da BDVT (Associação alemã de promotores e formadores de vendas)

·        'Silver Award' - o segundo maior prémio europeu das associações de promotores

·        'European Gold Award' - o maior prémio europeu de jornais temáticos de promoção

·        'World PRO Award', o maior prémio mundial para a promoção de vendas mais bem sucedida, Chicago/1996

·        'One PS for safety'

·        'Deutscher Verkehrssichheitspreis' (prémio Alemão de segurança na estrada), em ouro

 

Desde o seu lançamento, o "Laser Check " protagonizou uma verdadeira história de sucesso. Foi já lançado em toda a Europa, no Brasil, nos E.U.A. e no Canadá.

 

Durante vários anos, dentro de uma parceria cooperativa, a Automobilclub von Deutschland (Associação Alemã de Automóveis - AVD) tem vindo a apoiar o "laser check" como um instrumento importante para a segurança rodoviária.