Portugal PT
Alterar país

Eficiência de combustível e resistência ao rolamento

A resistência ao rolamento influencia até 30% do consumo de combustível de um veículo comercial. Com uma resistência ao rolamento mais baixa, os pneus utilizam menos combustível e emitem menos emissões.

A eficiência de combustível é classificada de A (a categoria com maior eficiência de combustível) a F (a categoria com menor eficiência de combustível). A categoria G não é utilizada para veículos comerciais.

Vantagens

Existe uma diferença até 15% na eficiência de combustível entre os pneus novos com classificação A e os pneus com classificação F. Isto traduz-se em poupanças superiores a €7000 ao longo da vida útil dos pneus.* Ao escolher pneus eficientes em termos de combustível, também irá reduzir as emissões nocivas.

Outros factores que afectam o consumo de combustível

Para uma eficiência de combustível optimizada, certifique-se de que os pneus apresentam a pressão correcta. A utilização da pressão recomendada garante que a área do piso é deformada apenas o suficiente para transportar a carga. O peso da carga e o alinhamento das rodas também têm impacto, bem como o seu estilo pessoal de condução. Uma condução “ecológica” pode reduzir de forma significativa o consumo de combustível.

Transfira o nosso guia sobre economia de combustível para obter sugestões e conselhos.

*O cálculo baseia-se nos seguintes pressupostos: Consumo de combustível médio do veículo 32,3 l/100 km → 323 l/1000 km → 14,7% de poupança potencial = 47,5 l a menos de consumo de combustível por 1000 km → preço do combustível 1,50 EUR/litro = 71,25 EUR/1000 km → 100.000 km quilometragem/ano = 7.125 EUR poupança/ano.

Os valores da etiqueta destinam-se apenas a fins ilustrativos. Os valores para uma determinada gama/medida de pneu podem variar.